terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Figurinistas falam sobre o visual dos personagens da Patrulha Salvadora

 Por Adolfo Nomelini

Se quando assistimos aos episódios da Patrulha Salvadora vemos somente os atores em cena, nem imaginamos que por trás das câmeras existe um verdadeiro time que é responsável por cada detalhe do que vai ao ar na TV.

Com o figurino não poderia ser diferente. Cada personagem tem suas características expressadas nas roupas e nos acessórios que usam. E para decidir o que cada um irá vestir, é necessário um grande trabalho de pesquisa. Para saber mais dos bastidores da criação destes looks, o site da Patrulha conversou com Jeane Figueiredo e Cristiane Cândido, as figurinistas responsáveis pela série. Confira o bate-papo:

As crianças agora tem superpoderes. Como foi feita a escolha da roupa que cada um usa?
Para essa criação pensamos em um estilo mais streetwear, já que os personagens cresceram. E em cima das características e personalidades de cada um dos personagens, escolhemos o visual adequado.

Eles estão acostumados a usar camisetas bem coloridas e modernas. Qual a diferença do estilo de cada um?Na verdade, agora eles usam uma uniformização que evidencia suas características de personagens, como Patrulheiros e habilidades como super-heróis.








Além das roupas, quais acessórios fazem parte dos looks deles?

Cada um tem o seu poder e suas características, nisso incluem cores específicas, mantendo o xadrez para todos. Alícia, por exemplo, em Carrossel era superesportista, andava de skate. Agora patrulheira, ela faz dessa habilidade uma característica que ajuda o grupo. Como heroína essa característica é potencializada e ela ganha uma super rapidez. Em seu figurino foram incorporados joelheiras, cotoveleiras e capacete de skatista, tudo adereçado com led. Como heróis, os patrulheiros mudam penteados, ganham acessórios especiais que podem ser usados como armas em combate contra os vilões. Esses vilões são outro ponto bem importante nos episódios, criamos os mesmos em cima das características e “malvadezas” de cada um. No primeiro episódio por exemplo, o vilão Bicho Papão, nos deu um grande trabalho de pesquisa e confecção. Pesquisamos primeiramente a forma e tamanho desse personagem em filmes como Monstros S.A., referências de internet e nossas próprias referências, com um mergulho no tempo em nosso imaginário quando éramos crianças. Depois pesquisamos materiais e formas, onde chegamos ao croqui aprovado pela direção. Tudo foi confeccionado aqui dentro do SBT mesmo com a supervisão do departamento de figurino.

A Diretora Olívia agora aparece como uma delegada. Ela mantém seu estilo clássico?
O figurino da agora delegada Olívia é inspirado em roupa de militar. Ela é austera, brava, um verdadeiro general. As características de suas roupas foram pouco modificadas. Adaptamos a mesma modelagem usada como diretora para a nova profissão. Nossa equipe sugeriu a direção que continuássemos com o leque que é uma característica marcante da personagem, só que ele cumprisse dupla função e esse leque virasse também seu cassetete (“Leketete”).

Como é saber que muitas crianças vão querer imitar as roupas dos personagens? Existe uma preocupação maior com isso?
É gratificante ver tantas crianças usando ou querendo usar as roupas criadas pela nossa equipe. Temos sempre, uma grande preocupação de não vulgarizar o mundo infantil. Depois de Carrossel, mergulhamos no universo infantil em busca de suas verdades e de saber como eles pensam e gostam. As crianças de hoje são diferentes do que fomos ontem, não somos referência. Hoje pensamos sim numa forma de transformar nosso figurino em objeto de desejo e que atinja nosso público alvo de uma forma bonita e saudável.

PATRULHA SALVADORA
Todo sábado, às 20h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário